Arraiá do Paço 2026
JORNALISMO

Romu de São Bernardo garante atendimento seguro a paciente em surto no Alvarenga

22 de Junho, 2026
23:33
Capa

Com preparo técnico e capacitação em gerenciamento de crise, a Romu (Ronda Ostensiva Municipal), especializada da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo, garantiu o atendimento seguro e o controle de uma situação envolvendo um homem em aparente surto psicótico na madrugada de domingo (21/6), no bairro Alvarenga.

A ocorrência teve início por volta das 5h, quando equipes da GCM foram acionadas via CCO (Centro de Controle Operacional) para atender um homem que apresentava comportamento alterado na residência onde estava com familiares. Durante o atendimento, o indivíduo se isolou em um dos cômodos do imóvel e, segundo informações, também teria tentado atear fogo no local, exigindo a adoção de protocolos específicos e a atuação de uma equipe especializada. 

Diante do cenário, foi solicitado apoio da equipe da Romu, que assumiu o gerenciamento da crise por meio de técnicas de verbalização e negociação. Após o diálogo conduzido pelos guardas, foi estabelecida uma relação de confiança com o paciente, que passou a cooperar com as equipes e aceitou deixar o local de forma voluntária.

A atuação permitiu o desfecho da ocorrência sem a necessidade do uso da força física ou de equipamentos de menor potencial ofensivo, garantindo a segurança do paciente, dos familiares e dos profissionais envolvidos no atendimento.

Na sequência, a equipe prestou apoio ao Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) no encaminhamento do paciente ao Hospital de Urgência para atendimento médico especializado. Como medida de segurança, agentes da Romu acompanharam o transporte na ambulância até a unidade hospitalar.

Segundo o supervisor Nivaldo, da Romu, a construção de confiança foi fundamental para a resolução da ocorrência. “Encontramos um paciente bastante agitado, com histórico de comportamento agressivo e que havia se isolado dentro da residência. Além disso, tratava-se de uma pessoa com grande capacidade física, faixa-preta de jiu-jítsu, o que exigia ainda mais cautela por parte das equipes. Por meio das técnicas de gerenciamento de crise, conseguimos estabelecer diálogo, conquistar sua confiança e conduzir a situação da melhor maneira, preservando a integridade de todos os envolvidos”, destacou.

CAPACITAÇÃO - Entre os treinamentos oferecidos pelo Centro de Formação da Guarda Civil Municipal está o curso de gerenciamento de crise, voltado à preparação do primeiro interventor em situações de alta complexidade. Com 12 horas de atividades teóricas e práticas, a formação aborda técnicas de verbalização, negociação e mediação, preparando os agentes para atuar em ocorrências que exigem diálogo, equilíbrio emocional e rápida tomada de decisão.

Segundo a supervisora Medeiros, instrutora e coordenadora pedagógica do Centro de Formação da GCM, o tema faz parte da formação da corporação. “O gerenciamento de crise está presente na formação dos guardas municipais e também nas capacitações continuadas da instituição. No caso da Romu, o conteúdo recebe atenção especial devido ao perfil das ocorrências atendidas pelo grupamento. Já tivemos outras situações em que o conhecimento adquirido nesse treinamento foi fundamental para uma condução segura e para a resolução da ocorrência”.